Blog

InícioInteligência EmocionalVocê domina o seu humor ou o seu humor domina você?
Você domina o seu humor ou o seu humor domina você

Você domina o seu humor ou o seu humor domina você?

O seu humor pode te levar longe ou te tirar do jogo.

Você domina o seu humor ou o seu humor domina você? Você anda prestando atenção no seu emocional, ou te basta sorrir para as fotos e descontar no mundo o seu descontentamento com a vida?

Tudo começa ao acordar, onde você pode ter pensamentos positivos ou negativos sobre o seu dia. E quando chega no trabalho, você é aquele que distribui sorrisos e um “Bom Dia! ”, ou aquele que já chega ranzinza reclamando de tudo?

Sei que você pode estar pensando agora: nossa, mas nem sempre tenho motivos para chegar feliz no trabalho! Eu sei. Mas, pensa comigo. Sei que não somos de ferro e nem devemos tentar, sabe aquele tipo de pessoa que não expressa sentimento, emoção por nada, isso não.

Então, chegar uma vez ou outra chateado, triste ou até mesmo com raiva, pode acontecer, desde que você não desconte em ninguém!

Agora aquela pessoa que já carrega o rótulo com ela de sempre estar assim, de mal- humor e pior, costuma descontar nas pessoas. Isso já deixou de ser aceitável faz tempo.

Você não precisa ser o bobo da corte, nem o mais extrovertido, mas um pouco de simpatia e educação não faz mal a ninguém. Não acha?

Inteligência Emocional

Muito vem se falando sobre inteligência emocional, e há quem diga que ela é mais responsável pelo seu sucesso profissional do que o seu QI. Isso porque, não adianta ser phd na área em que se trabalha se não souber lidar com as pessoas.

Repare como é muito comum você se deparar com pessoas de mau humor que conseguem deixar todo mundo mal-humorado. O pior é que um tem “motivo” e o restante simplesmente se deixa levar pela energia do ambiente.

As emoções se trabalhadas de forma correta, podem ser grandes aliadas no resultado positivo, conhecidas como emoções funcionais. Ajudam você a produzir mais e melhor.

Já as emoções trabalhadas de forma errada, isso acontece quando alimentamos a raiva o medo dentre outras. Nos proporcionam resultados negativos, conhecidas como emoções disfuncionais.

O ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho quase sempre é estressante e muitas vezes cabe a nós piorar ou melhora ló.

Levando em consideração que, a maior parte das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa, as relações interpessoais estão mais conectadas com os colegas de trabalho do que com os familiares. Sendo assim, emoções mal administradas advindas do trabalho podem sim, interferir tanto no âmbito profissional como no pessoal.

Podemos citar por exemplo, a síndrome de  burnout, que nada mais é do que uma doença advinda do trabalho, também chamada de esgotamento profissional. Apesar da sua principal causa ser o excesso de trabalho, o ambiente competitivo, hostil e estressante, aceleram  o processo de desenvolvimento da doença.

O Brasil hoje ocupa o segundo lugar no ranking perdendo somente para o Japão em número de pessoas que sofrem dessa doença. Hoje temos mais de 32% dos trabalhadores diagnosticados com burnout.

Como melhorar o seu humor

Não deixe que suas emoções te dominem, fazendo com que crie maus hábitos como se alimentar mal, não dormir bem e aquela sensação constante de fracasso.

Algumas dicas do que fazer para manter o seu bom humor:

  • Tenha um hobby
  • Pratique meditação
  • Cultive boas amizades
  • Esteja sempre vigilante
  • Tire férias sempre que possível
  • Pratique atividade física regularmente
  • Alimente se de forma saudável, sem pular refeições
  • Procure alimentar as boas emoções e transformar as más
  • Deixe seu ambiente de trabalho mais aconchegante e alegre.

Os problemas sempre irão surgir, mas a forma de lidar com eles é você quem escolhe.

Invista no quarteto da felicidade

Invista na produção dos bons hormônios, conhecidos como o “quarteto da felicidade” que são a: serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina.

Serotonina responsável pela nossa sensação de realização, prazer e euforia. Formas naturais de aumentar a sua liberação no organismo: recordar momentos felizes e praticar atividade física.

Endorfina é o hormônio do bem-estar, responsável também pelo nosso relaxamento. Formas naturais de aumentar a sua liberação no organismo: comer alimentos picantes, dançar e trabalhar em equipe.

Dopamina a substância da motivação. Formas naturais de aumentar a sua liberação no organismo: cumpra metas de curto prazo e reconheça e comemore as pequenas conquista.

Oxitocina o hormônio dos vínculos emocionais, importante na construção da confiança nos relacionamentos emocionais. Formas naturais de aumentar a sua liberação no organismo: dar ou receber abraços e dar ou receber presentes.

Benefícios do bom humor no ambiente de trabalho

Ainda que seja um ambiente onde envolva muitas responsabilidades e demandas, pode sim ser mais leve e positivo.

Pesquisas indicam que, pessoas bem-humoradas tem mais chances de passar em uma entrevista de emprego, assim como também são mais criativas, tem boa memória, são mais saudáveis física e emocionalmente. Além de trabalharem melhor em equipe e serem mais produtivas.

Acredito que todos concordam que é muito melhor trabalhar em um ambiente onde as pessoas se olham não para julgar, mas sim para ajudar. Espero que as pessoas convivam não só por obrigação, mas também por opção. Por sem um lugar gostoso de se trabalhar.

O que acha?

Palestrante Kelly Colombo

Palestras que inspiram e fazem refletir. Proporcione essa experiência a sua equipe.

Peça um orçamento sem compromisso. Entre em Contato

 

 

 

 

Postar um comentário

Compartilhar
× Como posso te ajudar?