Back

Salto alto no trabalho.  O cuidado com os seus pés.

Qual o cuidado que você tem com os seus pés

O cuidado com os seus pés pode começar com a escolha do seu sapato e ao fazer escolhas erradas você pode trazer prejuízos a sua saúde.

Esses prejuízos podem aparecer a curto e médio prazo como:

  • bolhas
  • calos
  • dedos em forma de garras
  • joanetes
  • metatarsalgia (dor na região dos dedos e na face plantar)
  • fasceite (dor no calcanhar)

Dentre outros problemas que podem surgir nos pés, se estendendo para o encurtamento dos músculos e tendões afetando os joelhos, tornozelos e prejudicando a coluna.

Muitos problemas infelizmente, são causados com o uso frequente do salto alto e principalmente daqueles que possuem o bico mais fino. O qual por algumas empresas e profissões é considerado como uso obrigatório.

Uma das empresas questionadas quanto ao uso obrigatório do salto alto alegou que ele faz parte do uniforme, que é composto por peças funcionais criadas para transmitir profissionalismo, estilo, força e paixão.

Seguindo regras.

Segundo as leis trabalhistas, não há uma proibição de o empregador exigir o calçado como parte do dress code da empresa ou colocá-lo como parte do uniforme. A empresa só precisa avisar na hora da contratação que a funcionária precisará usar salto alto, se essa imposição vier depois, pode ser considerada abusiva.

As sapatilhas também oferecem problemas a sua saúde. Elas não oferecem apoio ao calcanhar deixando os pés soltos. Alem disso, a sola costuma ser mais fina não apresentando nenhum amortecimento contra o impacto que o calcanhar sofre. Assim como as rasteirinhas e chinelos aumentando o risco de tendinites, dores nos joelhos e na lombar e inflamações crônicas na sola dos pés.

Se o uso do salto alto for imprescindível evite o uso de sapatos com bico fino e procure usar palmilhas de gel para aliviar a pressão. Ortopedistas e pedólogos indicam o uso de outro sapato mais baixo durante o trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa assim como o horário do almoço, para aliviar a tensão.

Quando for comprar um sapato cuidado ao escolher o tamanho. Ele deve ser escolhido com a referência do dedo mais longo que nem sempre é o dedão. No decorrer do dia os pés costumam inchar podendo causar desconforto. Então a escolha de um número menor ou que fique apertado no pé pode piorar o desconforto. Saltos de 2 a 3 cm com a base mais larga, leve e com apoio para o calcanhar (fechado atrás) são mais indicados.

O salto alto além de deixar a mulher mais bonita é sinônimo de elegância e sensualidade.

Porem, acredito que não seja a melhor escolha para quem trabalha horas em pé ou que precisa andar longas distâncias o dia todo. Ser vaidosa é muito bom, mas colocar a sua saúde em risco em prol da beleza não acredito que seja uma boa escolha. Alem disso, acredito que profissionalismo, competência e credibilidade não dependem do uso de um salto alto.

Palestrante Kelly Colombo

Palestras que inspiram e fazem refletir. Proporcione essa experiência a sua equipe.

Peça um orçamento sem compromisso. Entre em Contato

Kelly Colombo
Kelly Colombo