Back

Como anda a sua respiração?

Ela pode dizer muito sobre seu estado emocional.

Como anda a sua respiração? Ela pode refletir diretamente sobre o seu estado físico, mental e emocional. Pois, o nosso corpo funciona como uma rede elétrica que tem um fluxo de energia no caso o ar.

Com a correria do nosso dia a dia no trabalho, os estudos, o transito e as tarefas de casa e o trabalho. Ficamos estressados, ansiosos e com isso fazemos a respiração superficial, adquirindo desta forma um mau hábito.

Já reparou como a sua respiração é curtinha? Presta atenção, sem tentar modificar.

Costumamos utilizar, segundo especialistas, 70 a 60% da nossa capacidade respiratória. E se levarmos em consideração que ao passar dos anos, com o envelhecimento, a nossa capacidade respiratória tende a diminuir. Essa porcentagem utilizada passa a ser muito menor.

Respirando somente com a parte de cima do peito, e não realizando o processo de respiração completo, que é através do diafragma. Quando há algum bloqueio, o que acontece quando respiramos rapidamente, essa energia pode se concentrar em certas regiões causando então dores musculares e tensões.

Por isso, muitas vezes quando estamos muito nervosos e irritados ouvimos alguém dizer, talvez sem saber o real motivo, respire fundo! Isso ajuda para que essa energia, o oxigênio, passe a circular melhor.

Faça um teste

Vamos fazer um teste bem rápido para ver se sua respiração anda ruim? É simples!

Respire 10 vezes pelo diafragma (sentindo ele se levantar, como se estivesse estufando a barriga) inspirando por 4 segundos, segurando o ar por 2 segundos e soltando o ar por 4 segundos.

Então se por acaso sentir tontura ou qualquer outro desconforto, é porque sua respiração e seu corpo estão desacostumados a receber essa quantidade de oxigênio. Isso porque estamos acostumados a fazer a respiração superficial. Mais curta, usando apenas cerca de um quarto da nossa capacidade pulmonar.

Conheça alguns dos benefícios de respirar corretamente

De acordo com uma pesquisa realizada pela Unifesp, a respiração correta, com o diafragma, melhora a qualidade de vida, reduzindo a pressão arterial, depressão e diabetes.

A Associação Canadense de Saúde Mental afirma que; aprender a respirar bem beneficia a saúde. Porque ao fazê-la profundamente fornecemos mais oxigênio para o sangue e faz com que o corpo libere endorfinas.

Os benefícios de respirar corretamente são inúmeros ajudando a equilibrar o organismo trazendo benefícios para o corpo e mente.

A respiração correta massageia os órgãos do corpo e faz com que eles trabalhem melhor, regenera as células, beneficia os rins, fígado, pulmões, intestino e coração.   Alem disso:

  • Ajuda a diminuir a insônia
  • Deixa o cérebro mais ativo
  • Promove o rejuvenescimento
  • Melhora o metabolismo, o que ajuda a eliminar a gordura.
  • Reduz o estresse e a ansiedade, com um efeito relaxante e calmante, proporcionando melhor controle das emoções

A forma correta de respirar precisa se tornar um hábito.

Mas calma, a respiração consciente não acontece do dia para a noite, isso requer treino e paciência. Aulas de Yoga, Pilates dentre outras que trabalhem técnicas de respiração podem ajudar.

Então lembre se dos benefícios e fique atento a sua respiração, tudo é uma questão de conscientização e treino!

Como anda a sua respiração?

Palestrante Kelly Colombo

Palestras que inspiram e fazem refletir. Proporcione essa experiência a sua equipe.

Peça um orçamento sem compromisso. Entre em Contato

 

Kelly Colombo
Kelly Colombo