Blog

InícioFelicidadeA arte de envelhecer.
A arte de envelhecer

A arte de envelhecer.

Você está preparado para envelhecer?

A arte de envelhecer, parece até poesia, mas, não é. Se trata de arte sim, mas de um quadro em branco que você ganha assim que nasce. E vem pintando conforme os anos vão se passando e se essa arte não for bem planejada, em algum momento você pode se sentir perdido.

Talvez se questionando que não há mais nada a pintar ou, que gostaria de continuar, mas não sabem ao certo como.

Quando falamos do envelhecer, questões como aposentadoria, plano de saúde, problemas financeiros vem à cabeça. Quem não pensa na velhice, ou espera morrer antes ou vive na ilusão de que está longe demais para pensar.

Segundo a OMS a pessoa é considerada idosa quando ela tem 60 anos ou mais. E o Brasil que era considerado um país jovem até pouco tempo atrás, hoje está a caminho de se tornar a quinta maior população idosa do mundo.

Sim, estamos envelhecendo e podemos não estar preparados para isso.

Toda bagagem que adquirimos durante a nossa vida nos faz ser quem somos. Sendo assim, temos que pensar no envelhecimento da seguinte forma; habitamos um corpo e uma mente que se desgasta com o passar dos anos.

Realizar as manutenções periódicas como check-up, manter uma alimentação saudável e praticar alguma atividade física são ações primordiais para manter esse corpo em um bom funcionamento.

Não esquecendo da mente, exercitando o raciocínio, a memória, praticando a positividade. Meditação e momentos de relaxamento podem ajudar também.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard, considerado um dos estudos mais longos já realizados. Chamado ” Do que é feito uma vida boa?” Teve início nos anos 30 e tinha como objetivo avaliar o que nos mantem saudáveis e felizes enquanto passamos pela vida. E sabe qual foi a conclusão após 79 anos acompanhando 724 homens?

Bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis.

Podemos concluir então que, a arte de envelhecer bem, depende de 3 pilares. A saúde física, saúde mental e os bons relacionamento. O qual eu costumo chamar nas minhas palestras de saúde social e que segundo essa pesquisa tem um peso muito maior do que podemos imaginar sobre o nosso bem-estar.

Daí então podemos questionar, sem pensar em questões políticas, sobre a aposentadoria. Se os relacionamentos são tão importantes, o convívio com os colegas de trabalho teria um peso considerável para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.

Trabalhar também proporciona saúde

Sendo assim, será que não vale a pena repensar em se manter ativo, trabalhando por mais tempo. E isso nos faz lembrar de histórias como; “nossa foi só ele parar de trabalhar que ele adoeceu”. Isso talvez não só pelo distanciamento das pessoas, mas também pela sensação de se manter útil, produtivo.

Acredito que existem exceções, e até conheço algumas delas. De pessoas que após os seus 60 anos se aposentaram e hoje dispendem o seu tempo em atividades prazerosas, mantendo um bom convívio com outras pessoas.

E existe um outro grupo, aquele da história anterior, que a sua vida se limitava a trabalhar, e não sabe muito bem como desenvolver a sua vida social. Ou até mesmo, que tem uma ótima vida social, mas a sensação de se sentirem útil e produtivo, os deixem muito mais realizados.

Acho que a questão aqui é, pense nisso. Se você já está vivenciando essa fase, o que tem feito para usufruir da melhor forma possível? Você se preparou para esse momento, ou ele chegou de surpresa? O que você pode fazer para melhorar?

Aquela frase, já estou cansado fiz tudo o que queria ou o que podia aos 60 anos hoje em dia não cai muito bem, já que a nossa expectativa de vida vem aumentando. E se pararmos para pensar, ao chegarmos aos 60 podemos ainda ter uns 20, 30 ou 40 anos pela frente.

O fim pode ser somente a metade do caminho

Já pensou nisso? Pois é, para alguns pode ser assustador e para outros quem sabe, uma nova chance de nos reinventarmos.

Já para aqueles que estão a caminho dele, e espero que todos cheguem rs. Como está se preparando para essa tal terceira idade? Sei que o financeiro nessa hora tem um peso muito grande, mas pensa comigo.

Se você for uma pessoa preocupada com a sua saúde e bem-estar, e efetivamente cuidar disso, praticando atividade física e com uma alimentação saudável. Provavelmente suas chances de adoecer serão menores, assim como os seus gastos futuros com a sua saúde também.

Prepare se para o seu futuro, sem medo de envelhecer

Então aquela historinha colhemos o que plantamos, cai muito bem aqui.

E sim, isso no futuro pesará não só na sua saúde e bem-estar, mas no seu financeiro também.

Viva a arte de envelhecer, construindo bons relacionamentos no âmbito profissional, pessoal, amoroso e principalmente com você.

Dizem que as mulheres brasileiras não envelhecem, ficam loiras. Isso seria uma forma de se cuidar ou um ato de negação?

Tenha mais carinho e respeito com você. Tenha mais tempo para você. Aceite seu passado viva seu presente e construa seu futuro.

Podemos nos reinventar quantas vezes quisermos, podemos mudar o rumo de nossas vidas a qualquer momento. Então, façam as suas escolhas, mas cuidado, os resultados de nossas ações uma hora sempre irão aparecer.

A arte de envelhecer. Pinte a sua tela com carinho, aceite os borrões e as rugas.

Palestrante Kelly Colombo

Palestras que inspiram e fazem refletir. Proporcione essa experiência a sua equipe.

Peça um orçamento sem compromisso. Entre em Contato

 

 

 

Postar um comentário

Compartilhar
× Como posso te ajudar?